Ser colecionador low-budget exige paciência, dedicação, pesquisa e alguns momentos de abandono. O colecionador com baixo orçamento, desenvolve técnicas para aumentar sua coleção, propondo vários formatos de garimpo e briques. Separei 7 dicas para aumentar sua coleção de discos, coisas do cotidiano que me ajudam a encontrar discos que me agradam, com preços que me agradam!
- Tenha acesso ao Discogs: um site que te ajuda a administrar a coleção, além da possibilidade de compra e venda de discos. Atentando-se bem ao estado de conservação do disco (M, NM, VG+, VG…), encontrá-lo no Discogs é um bom começo de pesquisa! Lá também é possível criar uma wantlist para catalogar os discos que você quer acompanhar;
- Procure pelo disco no Mercado Livre, Shopee e no Marketplace do Facebook, compare os preços com os vistos no Discogs. Nestes canais você já pode começar a negociar, se tiver interesse de compra;
- Frequente Feiras de Discos. Às vezes os expositores estão em eventos que você nem imagina, no centro da sua cidade, bem como, às vezes estão de bom humor e podem te conceder descontos incríveis. Prefira economizar um pouco e comprar mais quantidades. Já consegui negociar mais de 60% de desconto em algumas compras.
- Acompanhe perfis de lojas ou vendedores de discos. Existem lojas especializadas em gêneros específicos, vendedores que fazem curadoria de acordo com sua coleção e até caçadores de raridades! Mantendo esse conteúdo por perto você descobre novos discos e, assim, novas oportunidades.
- Participe de leilões online: existem leilões regularizados em sites autorizados e leilões na base da confiança mútua entre indivíduos da mesma espécie, em aplicativos de troca de mensagens. Encontro várias coisas legais, em ambos, com preços justos.
- Não deixe passar discos em estado de novo (M e NM), por preços muito baixos. Em algum momento você vai se deparar com discos à venda por R$5 ou R$10 em ótimo estado de conservação, mesmo que você não goste muito do artista, é possível que, comprando por valores bem baixos, você tenha uma ótima moeda de troca para ir atrás do que você quer na sua coleção.
- Julgue discos pela capa, descubra, ter encarte é bom, plásticos podem ser trocados e disco sujo não é disco arranhado, você precisa lava-los, nunca deixá-los no sol e o mais importante: ouvi-los muito.
Colecionismo não tem regra, ainda bem.
Edu B.
Deixe um comentário