Alô, Alô, W/ Brasil!

A música brasileira soa diferente pra quem tem vontade de ouvir e descobrir suas histórias.

Na semana passada, o maior publicitário do Brasil e admirador da música brasileira, nos deixou. Washington Olivetto se consagrou por conquistar prêmios mundiais de publicidade, ainda muito novo, e foi um caminho sem volta. Na verdade pouco importa os prêmios, mas sim o que ele fez pela cultura popular brasileira: Bom Bril 1001 utilidades, Bra de Brasil, Bra de Bradesco, o primeiro sutiã, os garotinhos do DDD e por aí vai…

Ainda assim, não cheguei no ponto que eu quero que é falar de música. Olivetto foi um grande admirador e propulsor da música brasileira, inseriu vários hits nos seus filmes publicitários e, por vezes, até recriava as músicas que, mesmo assim, eram regravadas pelos próprios artistas. Amigo íntimo de Jorge Ben, Olivetto ganhou até uma música, a W/ Brasil, além de ser citado no hit Engenho de Dentro. Em entrevista para Meio&Mensagem (2016), Olivetto disse: -“minha relação com a música popular brasileira em particular, sempre foi acentuada. É o meu radar social, é a minha maneira de tentar entender a vida.”

A utilização de música brasileira em comerciais, fazia com que as sonoridades invadissem as casas, através da televisão, e tocassem muito mais nas rádios do país. Essa relação de amizade com a música não foi só com Jorge Ben, na lista de best friends de W. Olivetto, temos nomes de peso como Paula Toller, Marcos Valle, Caetano, Gil, Martinho da Vila, Tim Maia, Lulu Santos, Nelson Motta, Paralamas do Sucesso, Titãs e (…) não precisa de mais né? Já dá uma bela playlist!

Olivetto repaginou a história da publicidade brasileira de uma forma muito mais animada, embalada pelo swing da brasilidade, narrativas inteligentes e de bom humor, muitos leões de Cannes e bolas de sorvete. Olivetto foi um gênio, Olivetto é a própria história.

Redator e roteirista de primeira classe, um bom vivant, leitor voraz, colecionador de obras de arte, cinéfilo e dono de uma mente brilhante.

Quando eu crescer, quero ser que nem ele.

Visionário como sempre, obviamente iria nos deixar com um belo conteúdo para matar a saudade e aprender mais um pouco, mesmo sem ele neste plano material. Minha indicação de hoje é o W/Cast por Washington Olivetto, com duas temporadas disponíveis no YouTube e a terceira e última, na Globoplay. Vários dos artistas que citei no começo deste texto, estão presentes nos episódios.

A propaganda brasileira é aclamada no mundo inteiro e os gringos tem inveja da nossa criatividade. Obrigado Washington, sou teu fã!

Edu B.


Descubra mais sobre a ANEXOS

Assine para receber os conteúdos mais recentes por e-mail.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×