Todo mundo que tem Spotify é DJ.

Na verdade não é mas pode ser. Eu não tenho muito tempo de estrada no ofício de DJ mas já me reconheço há alguns anos como “criador de playlist no Spotify”. E um bom criador… tenho playlist de música brasileira com mais de 70 salvamentos, perdendo apenas pra uma com músicas variadas que tem 3. E aí: o que muda na curadoria musical para você ouvir enquanto toma o seu café da manhã ou para 1.000 pessoas ouvirem em uma festa? O público? O espaço? O contexto? Talvez sim, talvez não.

Eu estava de férias na Praia de Pipa/RN e resolvi separar as músicas das minhas playlists do spot. Comecei separando tudo por gênero mas não deu certo, tentei por life mood e foi pior ainda, até que resolvi limitar o que era groove e aí isso serviu para eu ver que tinha umas coisas brasileiras bem legais ali. Foi aí que eu pensei: -hm, vou me empenhar numa pesquisa e criar uma nova, não só reorganizar elas, que eu também fiz.

Sabe que caiu no gosto? Eu já me sentia um DJ antes mesmo de pensar em discotecar, tendo a oportunidade de conectar em um bluetooth a minha pesquisa musical é, e sempre foi, um grande prazer. Em primeiro lugar, porque adoro ouvir música, principalmente as que gosto. Segundo lugar: que legal a ideia de animar um ambiente ou simplismente deixá-lo à vontade com uma seleção de músicas que eu escolhi.

Se esse texto fosse vídeo de YouTube, eu ia deixar um card aqui em cima com outro vídeo que fiz para o canal falando sobre a minha relação com a música e com as mídias físicas, mas como isso é um blog, você clica na frase extensa em negrito (depois de ler este até o fim) e vai ler o texto que me inaugurou aqui neste blog!

Minha coleção pequena de discos e as minha playlists eram coisas que, absolutamente, não conversavam, a coleção tinha um significado diferente, os discos eram apenas parte de uma personalidade pouco saudosista. Com o tempo, a procura por discos me colocou de frente com capas que eu conhecia do Spotify e que, logo, eu não poderia deixar de ter. A coleção cresceu conforme a pesquisa se ampliava e a lista ganhava novas músicas.

Amaniua Brazil é o nome da playlist e ela já passa das 24h de duração, foi por causa dela que ampliei minha pesquisa, foi por causa dela que descobri novos discos, por causa dela que discoteco, por causa dela que ainda gosto tanto de música e, obviamente, hoje a minha indicação não é uma, nem duas, nem três, são 486 músicas. No Spotify, Amaniua Brazil: groove, boogie, soul e rock brasileiro dos anos 70, 80 e 90.

Ouçam baixo, ouçam alto, ouçam Amaniua Brazil.

Edu B.


Descubra mais sobre a ANEXOS

Assine para receber os conteúdos mais recentes por e-mail.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×